O Presidente dos Estados Unidos mudou de opinião. Donald Trump e diz agora que, afinal, a NATO não é uma organização obsoleta.
“Eu disse que a NATO era obsoleta. Já não é obsoleta”, declarou Donald Trump numa conferência de imprensa na Casa Branca com o secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte, Jens Stoltenberg.
Trump reafirmou o compromisso dos EUA e agradeceu o apoio dos parceiros da NATO durante o ataque com mísseis contra uma base aérea do regime sírio.
Também afirmou que a Aliança Atlântica está a adaptar-se à missão mais ampla de combate ao autoproclamado Estado Islâmico.
Apesar desta mudança de posição, o Presidente norte-americano reforçou a ideia de que os membros da NATO têm que aumentar a contribuição financeira para garantir a segurança da Europa.
Na conferência de imprensa de hoje, Trump acusou o Presidente sírio, Bashar al-Assad, de ser um "carniceiro" e quer acreditar que a Rússia não tinha conhecimento do ataque químico contra a localidade de Khan Shaykhun, que fez, pelo menos, 86 mortos.