Uma superfície frontal está a aproximar-se de Portugal continental, trazendo chuva e uma queda das temperaturas já a partir desta sexta-feira.
À Renascença, Ângela Lourenço, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), explica que essa “superfície frontal vai começar a atravessar o território do continente a partir do final da tarde de sexta-feira”, provocando queda de precipitação na região do Minho.
Estas condições meteorológicas vão progredir para sul, “afetando as regiões do litoral norte e centro” nos dias seguintes.
A chuva “será por vezes forte e acompanhada de trovoada”, acrescenta a meteorologista, uma situação que deverá manter-se até “ao início da próxima semana".
A mesma superfície frontal traz também uma descida de temperaturas, principalmente da temperatura máxima. "As noites também serão um pouco mais frescas."
No entanto, a situação é descrita pelo IPMA como típica “nesta época do ano”, tendo em conta que nos aproximamos do final do Verão.
Assim, é esperado que em algumas zonas do país as temperaturas se mantenham acima dos 25 ºC, como é o caso de Setúbal, para onde o IPMA prevê 28 ºC no sábado, e de Santarém, que deverá atingir, no mesmo dia, 27 ºC de temperatura máxima.