O Estado continua a dar uma "imagem de desespero" na forma como tem lidado com a tragédia de Pedrógão, o grande incêndio de Junho na região Centro em que morreram 64 pessoas. A acusação foi feita por Pedro Passos coelho, o presidente do PSD, à chegada ao Calçadão de Quarteira, no Algarve, onde decorre, este domingo, a Festa do Pontal.
Passos anunciou que esse será um dos assuntos de que irá falar no discurso desta Festa, mas deixou logo o tom do que irá dizer.
"O que impressiona mais é que, ao longo de quase dois meses que já decorreram sobre a tragédia de Pedrógão, poucas lições tenham sido tiradas e continue a haver uma imagem de, direi de desespero, na forma como o estado não tem conseguido lidar com esta situação", disse o líder social-democrata.
A Festa do Pontal marca, tradicionalmente, o regresso do PSD à actividade política. Este ano, também o PS vai fazer uma festa no Algarve para marcar a rentrée, que este ano marca também como que o arranque da campanha eleitoral para as eleições autárquicas marcadas para 1 de Outubro. A Festa do PS vai ser em Faro no dia 26.
No fim-de-semana seguinte, o primeiro de Setembro, decorre a Festa do Avante e o encerramento daquela que pode ser considerada a segunda rentrée do PSD, a Universidade de Verão organizada pela JSD e que este ano vai ter a presença de Cavaco Silva, o ex-Presidente e ex-primeiro-ministro que liderou o PSD durante 10 anos.