O Sporting recebe o Benfica, este sábado, no dérbi de Lisboa que marca a jornada 30 da Primeira Liga.
Contas do título, Liga dos Campeões, emoção e orgulho em jogo naquele que será o 300º encontro entre os eternos rivais da capital portuguesa.
O contexto
Há oito pontos a separar águias e leões, com o tricampeão nacional a liderar a tabela. Um triunfo em Alvalade não decidirá as contas do título mas terá o dom de motivar ainda mais os encarnados para as quatro últimas jornadas do campeonato.
Ora, esta que é a principal "final" dos homens de Rui Vitória poderá levar o Sporting a querer ter uma palavra a dizer.
A corrida pelo título há muito deixou de ter os verde e brancos como sérios candidatos à vitória e, pela lógica, o terceiro lugar que a formação de Jorge Jesus ocupa deverá ser definitivo. Contudo, os cinco pontos que distanciam o emblema lisboeta do FC Porto, segundo classificado, permitem ainda uma ligeira onda de esperança quanto à ascensão à vice-liderança e à consequente entrada directa na Liga dos Campeões.
O momento de ambas as equipas, num outro ponto de vista, permite perceber que a intensidade do dérbi será máxima.
O Benfica é a melhor equipa da prova a jogar fora de casa,
com 32 pontos amealhados em 42 possíveis. O Sporting atravessa o melhor momento
da temporada - pasme-se -, com cinco vitórias consecutivas.
As opções
Impedido apenas de levar a jogo o castigado Marvin Zeegelaar, Jorge Jesus prepara, porventura, uma única alteração no onze que iniciou o jogo com o Vitória de Setúbal (triunfo por 3-0): Jefferson entra directamente para o lado esquerdo, o que manterá Bruno César no meio-campo.
No Benfica, a dúvida do momento passa por Jonas. Indo a jogo, após uma semana em que treinou sempre de forma condicionada, o "Pistolas" voltará a formar dupla ofensiva com Mitroglou. Sendo interpretação de Rui Vitória que o brasileiro não estará totalmente apto, Rafa Silva derivará para o apoio ao grego, entrando Zivkovic para o lado esquerdo do meio-campo.
O histórico
Sim, já lá vão 299 edições daquele que é considerado, pelos adeptos de Sporting e Benfica, como o "dérbi dos derbies". Olhando só para o campeonato, os encarnados tomam a dianteira de forma declarada, com 77 triunfos em 165 encontros. Os leões venceram por 47 ocasiões.
Restringindo o raio de acção a desafios da Primeira Liga com o Sporting na qualidade de visitado, o equilíbrio é enorme. E, porventura, pode vir a ser total, na noite de sábado: 32 vitórias para o Sporting e 31 para o Benfica, num total de 82 jogos.
Lotação esgotada
Dérbi que é dérbi deve ser disputado com casa-cheia. Este não foge à regra. Com capacidade para 50.095 espectadores, o bastião verde e branco prepara-se para uma das maiores enchentes da época.
Devido à limitação tradicional de lugares, em matéria de segurança, podem apenas cruzar as entradas 50.046 espectadores. Foi esse o número que assistiu ao jogo da Liga dos Campeões, entre Sporting e Real Madrid.
O Sporting-Benfica, da jornada 30 da Primeira Liga, arranca às 20h30 deste sábado, no Estádio de Alvalade, com arbitragem do portuense Artur Soares Dias. Jogo com relato na antena da Renascença e acompanhamento ao minuto em rr.sapo.pt.
Primeira Liga: 30ª Jornada
Estádio de Alvalade, Lisboa
Árbitro: Artur Soares Dias (AF Porto)
Equipas prováveis
Sporting
Rui Patrício; Schelotto, Coates, Rúben Semedo e Jefferson; Gelson Martins, Adrien Silva, William Carvalho e Bruno César; Alan Ruiz e Bas Dost.
Treinador: Jorge Jesus.
Benfica
Ederson Moraes; Nélson Semedo, Luisão, Lindelof e Grimaldo; Salvio, Pizzi, Fejsa e Rafa Silva; Jonas e Mitroglou.
Treinador: Rui Vitória.