A polícia espanhola evacuou, ao início da tarde (hora de Lisboa), parte das Ramblas, artéria central de Barcelona onde, na quinta-feira, 13 pessoas morreram num ataque terrorista. A evacuação foi feita depois de ser encontrado um pacote suspeito.
A situação foi normalizada depois de a polícia concluir que o objecto era uma mochila com objectos pessoais, informa a polícia pelo Twitter.
O Governo espanhol confirmou esta segunda-feira que foram alargadas a toda a Europa as operações de busca pelo principal suspeito do atentado em Barcelona.
As autoridades espanholas estão a coordenar as operações com as polícias europeias para encontrar o marroquino Younes Abouyaaqoub, de 22 anos, suspeito de conduzir a carrinha que atropelou centenas de pessoas nas Ramblas.
O número de mortes no duplo atentado na Catalunha, em Espanha, subiu para 15 depois de um ferido, esfaqueado pelo principal suspeito do ataque terrorista de quinta-feira, morrer esta segunda-feira.
Segundo o "El Mundo", que cita fontes policiais, Younes Abouyaaqoub saiu da carrinha que usou para atropelar dezenas de pessoas na La Rambla, e percorreu algumas ruas a pé. Foi na Cidade Universitária que encontrou Pablo Pérez, que esfaqueou e fugiu.
Na fuga, Younes Abouyaaqoub conseguiu escapar a um controlo policial. Estacionou o carro em Sant Just Desvern, uma cidade a 12 quilómetros de Barcelona, onde se perdeu a sua pista.