​Referendo na Catalunha. Espanha dividida “diminui voz de Portugal", diz ex-embaixador português em Madrid
27-09-2017 - 10:00

Antigo embaixador em Madrid diz que prioridade de Portugal deve ser “estabilizar” as relações com Espanha e “mantê-las ao nível de excelência que estão hoje”.

O antigo embaixador de Portugal em Madrid António Martins da Cruz considera que para Portugal é melhor que Espanha mantenha a sua união.

O Governo português não assumiu nenhuma posição relativamente ao referendo sobre a independência da Catalunha, agendado para domingo, mas, em declarações ao programa Carla Rocha – Manhã da Renascença, o ex-diplomata garante que para Portugal o melhor é tudo continuar como está.

“O único interlocutor que interessa a Portugal é o Governo de Madrid, porque se houver uma dispersão de interlocutores internacionais na Península Ibérica isso significa que é diminuída a posição de Portugal e a voz de Portugal no mundo”, afirma.

Assim, Martins da Cruz considera que Portugal deve “estabilizar” as relações com Espanha e “mantê-las ao nível de excelência que estão hoje”.

O referendo na Catalunha foi considerado ilegal pelo Estado espanhol, que reforçou a sua presença policial na região para conter o cada vez maior nervosismo dos separatistas.

A realização do referendo é apoiado pelo governo catalão. Os catalães são chamadados a decidir se a região mais rica de Espanha deve tornar-se independente.