As vítimas e sobreviventes dos incêndios de Junho e Outubro vão merecer especial atenção do cardeal patriarca de Lisboa na sua mensagem de Natal.
À margem da cerimónia de ordenações diaconais e presbiterais, que decorreram este domingo na igreja de Santa Maria de Belém, nos Jerónimos, D. Manuel Clemente revelou que a sua mensagem de Natal lhes é dedicada.
“É uma mensagem de muita proximidade às pessoas que mais precisam de sentir conforto, este carinho que vem de Deus e que passa de nós uns para os outros. Há muita gente em Portugal sofrida pelos trágicos acontecimentos de Junho e de Outubro, vidas a refazer, grandes zonas do país a refazer também. A minha mensagem de Natal vai sobretudo para eles e com a certeza – com a boa vontade que se levantou para apoiar – que assim sim, é Natal”, disse.
D. Manuel Clemente presidiu à cerimónia em que foram ordenados seis diáconos e um presbítero. Para o Cardeal Patriarca, um sinal de advento, de preparação para o nascimento de Jesus.
As situações mais graves de incêndios em Portugal este ano ocorreram em Junho, em Pedrógão Grande - quando um fogo alastrou a outros municípios e provocou, segundo a contabilização oficial, 64 mortos e mais de 250 feridos -, e a 15 de Outubro passado, o pior dia de fogos do ano segundo as autoridades, que provocaram 45 mortos e cerca de 70 feridos, perto de uma dezena dos quais graves.
Os fogos obrigaram a evacuar localidades, a realojar as populações e a cortar o trânsito em dezenas de estradas, sobretudo nas regiões Norte e Centro.