O cargueiro que destruiu uma ponte em Baltimore, nos Estados Unidos, "perdeu a propulsão" antes do incidente registado esta terça-feira. A informação foi avançada pela Autoridade Portuária de Singapura, onde o navio está registado.
O navio sofreu um problema no sistema de propulsão quando estava a sair do porto e a tripulação a bordo terá notificado as autoridades de Maryland de que tinham perdido o controlo da embarcação.
A Autoridade Portuária de Singapura também referiu por ter perdido a propulsão, o navio não conseguiu manter o rumo pretendido e, por isso, terá lançado as âncoras como procedimento de emergência antes do impacto.
A ponte Francis Scott Key, em Baltimore, desabou na madrugada desta terça-feira, depois de um navio de contentores ter chocado contra um pilar.
Das oito pessoas que se encontravam na ponte aquando da colisão, seis continuam desaparecidas, afirmou o secretário de Estado dos Transportes de Maryland.
As equipas de resgate conseguiram retirar duas das pessoas que caíram ao rio, onde a temperatura da água era de 8ºC, sendo que uma não tinha ferimentos e outra apresentava ferimentos graves e encontra-se hospitalizada.
De acordo com o governador de Maryland, Wes Moore, a ponte estava em conformidade com as normas e não havia problemas estruturais conhecidos. Moore disse ainda que os membros da tripulação do navio notificaram as autoridades sobre um problema de energia a bordo antes do acidente.
"A investigação preliminar aponta para um acidente", disse Moore, num briefing.
A Guarda Costeira dos Estados Unidos comunicou o colapso à 1h27 e enviou equipas para uma missão de busca e salvamento. No momento do colapso, havia equipas de trabalho a reparar buracos na ponte, que terão caído à água. O sonar também detetou veículos no rio.
Devido ao incidente, o tráfego no Porto de Baltimore foi suspenso até novo aviso.
O Presidente norte-americano, Joe Biden, também já terá sido informado sobre a colisão, segundo a Casa Branca.
O cargueiro foi identificado como o Dali, propriedade da Grace Ocean Pte Ltd e gerido pela Synergy Marine Corp, e estava a sair de Baltimore com destino a Colombo, no Sri Lanka.
De acordo com a Synergy, os 22 tripulantes, incluindo dois pilotos a bordo, foram contabilizados e não houve registo de feridos.
Esta ponte, que atravessa o rio Patapsco, foi onde o autor do hino nacional dos EUA, Francis Scott Key, escreveu a "Star Spangled Banner" em 1814, depois de testemunhar a derrota britânica na Batalha de Baltimore.
Este cargueiro também esteve envolvido num acidente no porto de Antuérpia, na Bélgica, em 2016. As autoridades portuárias de Antuérpia afirmaram que este porta-contentores embateu num cais a 11 de julho de 2016, quando tentava sair do terminal de contentores do Mar do Norte.
A autoridade portuária não deu pormenores sobre a causa do acidente, mas disse que o navio tinha ficado na doca para reparações durante algum tempo após o incidente: "Como regra geral, estes acidentes são investigados e os navios só são autorizados a sair depois de os peritos terem determinado que é seguro fazê-lo", disse um porta-voz do porto de Antuérpia, citado pela Reuters.