Rita Valadas vai ser a nova presidente da Cáritas Portuguesa, sucedendo a Eugénio da Fonseca que esteve na liderança da instituição durante sete mandatos. A deliberação foi tomada na 199.ª Assembleia Plenária da Conferência Episcopal Portuguesa decorreu em Fátima de 11 a 13 de novembro de 2020.
A nova presidente já estave ligada à instituição e também desempenhou funções na Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.
A Assembleia aprovou um voto de louvor a Eugénio Fonseca, Presidente cessante da Direção
da Caritas Portuguesa, e manifestou, o "vivo reconhecimento pelo serviço que prestou, com muita
dedicação, durante sete mandatos."
Deste encontro resultou ainda a aprovação da nota "Viver e celebrar a fé em tempo de pandemia”, divulgada durante a Assembleia, com orientações para as celebrações, respeitando as recentes decisões das autoridades governamentais.
Na mesma reunião, os bipos portugueses invocaram a situação da diocese de Pemba, em Moçambique, com um comunicado expresso de solidariedade ao governo de Moçambique e às instituições internacionais para a devida solução dos seus graves problemas.
"De igual modo, perante tanto sofrimento gerado pela pandemia da Covid-19, os Bispos de Portugal, na fé e na confiança, exortam à serenidade e esperança e à atitude responsável e solidária para evitar os contágios e ir ao encontro dos mais fragilizados, para que juntos possamos ultrapassar esta crise", pode ler-se no comunicado final da CEP.
Já durante a conferência de imprensa, o presidente da CEP, D. José Ornelas, confirmou que no próximo domingo uma delegação de Portugal vai ao Vaticano receber os símbolos da Jornada Mundial da Juventude das mãos do Panamá, e perante o Papa.