Aventura solidária leva alunos do Politécnico de Setúbal a Marrocos
28-09-2022 - 15:45
 • Rosário Silva

Ao longo desta semana, a equipa “Hope Delivers”, constituída por dois estudantes, está a angariar bens para entregar às populações isoladas de Marrocos, numa viagem que acontece entre 8 e 16 de outubro.

Dois estudantes do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) preparam-se para rumar ao interior de Marrocos, entre 8 e 16 de outubro, numa aventura de cariz solidário, que tem como finalidade entregar vários bens em locais isolados e desfavorecidos.

Hugo Mendes e Diogo Carrasco constituem a equipa “Hope Delivers”, uma espécie de “Distribuidores de Esperança”, que integram a edição de 2022 do projeto Uniraid, conhecido como o “Dakar dos universitários”, depois de ter sofrido um adiamento em 2021, por causa da pandemia.

“Sempre tivemos o objetivo de participar em projetos de voluntariado e, quando soubemos do Uniraid, percebemos que era o projeto ideal”, refere, Hugo Mendes, que destaca a importância de auxiliar quem vive “em condições precárias em locais inóspitos, com bens que para elas são fundamentais”, além de ser “uma oportunidade de contactar com uma realidade completamente diferente daquela que encaramos no nosso dia a dia”.

Os alunos do IPS, ambos a frequentar a licenciatura em Contabilidade e Finanças, avançam com esta desafiante aventura humanitária que tem a duração de nove dias pelo deserto marroquino, num veículo com mais de duas décadas e levando na bagagem cerca de 40 quilos de material para entregar nas aldeias mais inacessíveis.

O IPS, que apoia a iniciativa, recebe ao longo desta semana, o carro que vai participar na prova, numa ação de divulgação e angariação de bens junto da sua comunidade académica e do público externo que quiser contribuir.

Depois da Escola Superior de Tecnologia, onde está em exposição esta quarta-feira, o veículo visita, quinta e sexta-feira, as escolas superiores de Ciências Empresariais e de Saúde.

Roupa, calçado, brinquedos e material escolar como cadernos, lápis e canetas, são alguns dos bens que podem ser doados.

Para Hugo Mendes, “saber que esse pequeno gesto poderá melhorar a vida dessas pessoas é algo sem dúvida muito gratificante”, além do desafio da travessia que, acredita, vai permitir desenvolver “ferramentas que vamos levar para o resto da nossa vida”.

A doação de bens pode também ser feita por contacto com a equipa, através das suas redes sociais, nomeadamente nas páginas de Facebook e de Instagram.