A Microsoft deixou um alerta para duas situações fraudulentas em que algumas pessoas que se fazem passar por técnicos da tecnológica. A empresa “não envia mensagens de e-mail nem realiza chamadas telefónicas não solicitadas para pedir informações pessoais ou financeiras“, afirmou em resposta à agência Lusa.
A empresa acrescenta que “não fornece qualquer suporte técnico telefónico para reparação de dispositivos” e que “qualquer comunicação com a Microsoft tem de ser iniciada pelos utilizadores”.
A Lusa adianta que teve conhecimento de denúncias de utilizadores que, nas últimas semanas, receberam chamadas de um indicativo da Alemanha, com interlocutores a fazerem-se passar por técnicos da Microsoft.
Face ao aumento de casos reportados, a tecnológica pede para que as denúncias destes esquemas fraudulentos em nome da empresa seja feito na página www.microsoft.com/reportascam.
“Os serviços de suporte técnico são um problema ao nível da indústria, com esquemas fraudulentos que utilizam táticas de espantalho para, supostamente, corrigir problemas de dispositivos ou software que não existem”, refere a tecnológica na página oficial.
“Na melhor das hipóteses, os autores de esquemas fraudulentos estão a tentar que lhes pague para "resolver" um problema inexistente no seu dispositivo ou software“ e, “na pior das hipóteses, estão a tentar roubar informações pessoais ou financeiras”.
A Microsoft salienta que se permitir que acedam remotamente ao seu computador para efetuar essa alegada correção, na maior parte dos casos, os cibercriminosos irão instalar software maligno, ransomware ou outros programas indesejados que podem roubar as informações dos utilizadores ou danificar os dados e até mesmo os dispositivos.
De acrodo com a empresa, os atacantes ligam diretamente para o telefone do utilizador e fazem-se passar por representantes da Microsoft. “Até podem fazer spoof [do termo spoofing‘ a técnica usada por hackers para se passar por outra pessoa ou uma empresa legítima e roubar dados] da identificação do autor da chamada para apresentarem um número de telefone de suporte legítimo de uma empresa fidedigna”, refere.
Neste esquema, é provável que peçam à vítima para instalar aplicações que lhes dão acesso remoto ao dispositivo e, assim, “podem identificar mensagens normais do sistema como sinais de problemas”.
Além disso, os autores deste tipo de esquemas fraudulentos “também poderão iniciar o contacto ao apresentarem mensagens de erro falsas em sites que visita e que incluem números de suporte e o aliciam a telefonar”. “Podem, ainda, colocar o browser no modo de ecrã inteiro e apresentar mensagens de pop-up que não desaparecerão, bloqueando aparentemente o motor de busca“.
Caso lhe seja apresentada uma caixa de mensagem de erro com um número de telefone, não realize chamadas para esse número, já que as mensagens de erro e aviso da Microsoft “nunca incluem um número de telefone”, avisa a empresa.
O suporte técnico da Microsoft “nunca pedirá que pague o suporte sob a forma de criptomoeda, como Bitcoin ou cartões de oferta”, refere a tecnológica. A empresa recomenda que apenas seja instalado software a partir de sites parceiros da Microsoft ou da Microsoft Store.
Desde que o ano começou, Portugal tem sido alvo de vários ciberataques em vários setores. A Impresa, Vodafone Portugal, que afetou a rede e os seus quatro milhões de clientes, e os laboratórios Germano de Sousa são algumas das empresas afetadas.