O santuário de Fátima inaugurou esta quinta-feira um relógio que regista, em contagem decrescente, o tempo restante até ao Centenário das Aparições, que se comemora em Maio de 2017.
O Relógio do Centenário está situado numa das entradas do topo norte do recinto. Regista os dias, horas, minutos e segundos que faltam para o centenário da primeira aparição de Nossa Senhora aos pastorinhos, explica reitor do Santuário de Fátima.
"A partir dessa data, continuará, já não em contagem decrescente, para evocar os 100 anos de Fátima", adiantou o padre Carlos Cabecinhas.
A peregrinação deste ano a Fátima fica também marcada pelo regresso da imagem peregrina depois de um périplo pelas dioceses do país e pela sua entronização na basílica de Nossa Senhora do Rosário.
Prevista para a manhã desta sexta-feira, a entronização será seguida da Consagração de Portugal a Nossa Senhora, 85 anos depois de os bispos portugueses o terem feito pela primeira vez na sua primeira peregrinação nacional a Fátima.
O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), D. Manuel Clemente, considera que esta é uma forma de “retomar ao princípio”.
Na conferência de imprensa que antecede as celebrações em Fátima, o cardeal patriarca de Lisboa salientou que “o Cristianismo todo ele é um acto de consagração”.
“Com Jesus Cristo nós devolvemo-nos a Deus, é isso que significa a consagração”. “Agora também”, frisou o Cardeal Patriarca de Lisboa, “pelo coração da Mãe que ele quis ter na Terra, esta consagração repete-se”.
Esta será também a primeira peregrinação celebrada no novo altar. O reitor do santuário de Fátima, o padre Carlos Cabecinhas, revelou ainda que ficou concluída esta quinta-feira a intervenção nos percursos devocionais de visita aos túmulos dos videntes, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário.
Na conferência de imprensa foi ainda apresentado o quinto número da revista “Fátima XXI”, que integra uma entrevista ao cardeal patriarca de Lisboa que preside a esta peregrinação internacional.