O Papa Francisco critica a "hipocrisia" dos que se escandalizam com uma bênção dada a um homossexual, mas não se escandalizam com outras situações similares.
"Ninguém se escandaliza se dou a benção a um empresário que talvez explore as pessoas, o que é um pecado gravíssimo; mas escandalizam-se se a dou a um homossexual. Isto é hipocrisia", diz o Papa a propósito da Declaração "Fiducia Supplicans", numa breve entrevista ao Semanário “Credere”, publicação religiosa do grupo editorial San Paolo.
A reação de Francisco, manifestada numa conversa com o diretor desta publicação, refere-se às reações que têm surgido, um pouco por todo o mundo, desde a publicação daquela Declaração do Dicastério para a Doutrina da Fé.
A Santa Sé tem vindo a recordar que nada impede uma benção individual. No entanto, as polémicas referem-se à bênção de casais homossexuais ou em situação irregular.
Nesta entrevista, o Papa elogiou o papel das mulheres na Cúria romana, considerando mesmo que “em certos cargos, fazem um trabalho melhor do que nós, homens”.