A visita do Papa Francisco à Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa, agendada para a próxima quinta-feira, dia 3 de agosto, vai incluir um discurso do próprio e os testemunhos de quatro estudantes da instituição, três portugueses e uma iraniana, diz à Renascença Isabel Capeloa Gil.
Em entrevista à Renascença, a reitora da Universidade Católica conta que a jovem vinda do Médio Oriente, que está a frequentar o curso de Medicina Dentária, em Viseu, falará sobre a travessia que fez até chegar a Portugal e sobre o modo como tem sido acolhida.
No encontro que deverá juntar cerca de sete mil pessoas, entre alunos, académicos e autoridades civis e eclesiásticas, haverá também tempo para que três alunos da Universidade Católica falem sobre as encíclicas Laudato Si e Fratelli Tutti e sobre O Pacto Educativo Global.
No final, Francisco vai reunir-se com cerca de 25 estudantes refugiados que frequentam a universidade e vieram para Portugal ao abrigo do Fundo Papa Francisco. “Temos jovens sírios, afegãos, ucranianos, russos, iranianos”, diz Isabel Capeloa Gil.
[notícia atualizada às 10h19 de 27 de julho de 2023]