Veja também:
- Todas as notícias sobre a pandemia de Covid-19
- Guias e explicadores: as suas dúvidas esclarecidas
- Boletins Covid-19: gráficos, balanços e outros números
As autoridades de saúde regionais dos Açores decidiram implementar um cerco sanitário no concelho da Povoação, em São Miguel, este domingo.
"Em São Miguel há uma clara transmissão local e dado o número de casos que foram identificados irá ser estabelecido um cordão sanitário no concelho da Povoação para melhor contermos a comunidade e fazermos a identificação dos contactos próximos e a respetiva colheita de amostras biológicas", explicou o diretor-regional de Saúde, Tiago Lopes.
O cordão sanitário, frisou o responsável, tem como objetivo "conter a população de forma a identificarem-se todos os contactos próximos".
Este domingo, foram detetados mais 15 casos positivos de covid-19 em quatro ilhas da região: seis casos em São Miguel, dois na Terceira, cinco no Pico e dois no Faial.
No caso de São Miguel, a ilha mais populosa, foram diagnosticados dois indivíduos do sexo masculino, de 38 e 47 anos, e quatro indivíduos do sexo feminino, três entre 19 e 33 anos e um com 80 anos.
Deste grupo, quatro casos “têm história de viagem recente ao exterior da região”.
Em Portugal, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, registaram-se 119 mortes, mais 19 do que na véspera (+19%), e registaram-se 5.962 casos de infeções confirmadas, mais 792 casos em relação a sábado (+15,3%).
O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 667 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 31.000.
Dos casos de infeção, pelo menos 134.700 são considerados curados.
Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.