As autoridades de saúde japonesas confirmam que é português a pessoa que teve resultado positivo no teste ao Covid-19 e que se encontra a bordo do navio “Diamond Princess”.
A informação é dada neste domingo à Renascença pelo Ministério português dos Negócios Estrangeiros.
Segundo o comunicado do MNE, “a família está informada, assim como o próprio” doente e Portugal está “a insistir junto das autoridades locais para que se proceda à transferência [do paciente] para o hospital de referência”.
A notícia do português infetado foi avançada no sábado à noite pela TVI24, segundo a qual se trata de um homem de 41 anos, membro da tripulação do navio “Diamond Princess”, atracado no Japão.
Ainda segundo a mesma fonte, o português é natural da Nazaré, distrito de Leiria, e ainda não apresenta os principais sintomas do novo coronavírus, mas foi colocado em isolamento.
Contactada pela Renascença, a Direção-geral da Saúde (DGS) adianta que há cinco portugueses que fazem parte da tripulação do mesmo navio.
O “Diamond Princess” foi colocado em quarentena em 3 de fevereiro, ao chegar a Yokohama, sul de Tóquio, depois de um passageiro que desembarcou em Hong Kong ter sido diagnosticado com o vírus.
Cerca de 3.700 pessoas estão a bordo do navio, mais de 600 infetadas, duas das quais não resistiram e morreram.