Veja também:
- Os últimos números da pandemia em Portugal e no mundo
- Todas as notícias sobre a pandemia de Covid-19
- Guias e explicadores: as suas dúvidas esclarecidas
- Boletins Covid-19: gráficos, balanços e outros números
A Direção-Geral da Saúde (DGS) atualizou esta sexta-feira as normas para acompanhamento do de grávidas durante o parto em tempo de pandemia de covid-19.
As unidades hospitalares devem "assegurar as condições necessárias para permitir a presença do acompanhante durante o parto", disse a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, em conferência de imprensa.
As orientações da DGS clarificam que o acompanhante não pode apresentar sintomas nem ter estado com um infetado com covid-19 nos últimos 14 dias.
A utilização de máscara é obrigatória, mas também tem que estar vestido com uma bata e ter proteção de calçado.
“Esta indicação de existir acompanhamento sempre foi a indicação das autoridades de saúde, mas hoje fizemos uma clarificação. Para que fique inequívoca a recomendação de que esteja um acompanhante durante o parto”, sublinhou a diretora-geral da Saúde.
Na conferência de imprensa de balanço da pandemia, Graça Freitas também fez um balanço da campanha de vacinação contra a gripe sazonal.
"Está a correr melhor do que o programado. A campanha da gripe está a correr bastante bem", declarou a diretora-geral da Saúde.
Segundo Graça Freitas, a vacinação nos lares de terceira idade – uma das prioridades das autoridades de saúde - também “está a correr a bom ritmo”.
“Os fornecedores da vacina conseguiram garantir as vacinas mais cedo e, por isso, estão a ser distribuídas antecipadamente, o que nos facilita a logística", sublinha a responsável.
Portugal regista mais 12 mortes e 1.394 casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, indica o boletim epidemiológico divulgado esta sexta-feira da Direção-Geral da Saúde (DGS). É o segundo dia com maior aumento de infeções, depois de ontem terem sido confirmados mais de 1.200 infeções pelo novo coronavírus.
MAPA DA COVID-19