O eurodeputado socialista Francisco Assis reiterou a convicção de que o acordo de Governo do PS com o BE e o PCP é um "caminho errado", advertindo que "nenhum político pode ter medo de estar em minoria".
Em entrevista na TVI, Assis prometeu contestar, na comissão nacional do PS, o "acordo à esquerda", mas rejeitou a possibilidade de os deputados socialistas descontentes "boicotarem" a disciplina de voto, não votando a rejeição do programa do Governo no Parlamento.
"O princípio da disciplina de voto tem de se verificar. Ele é fundamental para garantir a governabilidade do país", sustentou.
Assis recordou que os deputados foram eleitos em listas do partido e, nesse sentido, "todos eles, sem qualquer excepção, estão vinculados" à estratégia da direcção nas matérias fundamentais.
Quanto ao "acordo à esquerda", o ex-líder parlamentar socialista considerou-o "errado mas não perigoso".
"Não alinho neste discurso de que vem aí uma ameaça autoritária. O Bloco de Esquerda e o PCP são partidos perfeitamente integrados na nossa vida democrática", sublinhou.
Francisco Assis considerou, contudo, que o acordo à esquerda "não tem a devida coerência e consistência para garantir as reformas fundamentais na sociedade portuguesa", apontando os casos das divergências em matéria de política económica e de visão europeia.