Tufão devasta parte de Taiwan e segue para o sul da China
25-07-2024 - 13:55
 • João Carlos Malta

Foram registados dois mortos e 200 feridos. Um navio com bandeira da Tânzania afundou.

O tufão Gaemi está a avançar em direção ao sul da China depois de provocar uma vasta devastação em Taiwan, matando pelo menos duas pessoas e afundando um navio de carga. Os nove tripulantes da embarcação estão desaparecidos.

O tufão atingiu a costa nordeste de Taiwan por volta da meia-noite de quarta-feira, hora local, informou a Administração Central de Meteorologia do país, relatando rajadas de até 227 km/h antes de atingir Fuzhou, na província chinesa de Fujian.

As autoridades de Taiwan afirmaram esta quinta-feira que um navio de carga com bandeira da Tanzânia afundou na costa da cidade portuária de Kaohsiung, no sul, forçando seus nove tripulantes do Myanmar a abandonar o navio com coletes salva-vidas.

Hsiao Huan-chang, chefe do corpo de bombeiros, disse que a tripulação entrou em contato com um navio de carga taiwanês próximo, mas quando as equipas de resgate finalmente chegaram à área, “a visibilidade no local era muito baixa e os ventos eram muito fortes” para realizar uma busca.

“Quando o tempo permitir, enviaremos imediatamente navios ou helicópteros para resgatar, mas neste momento não é possível”, disse.

As autoridades confirmaram que Gaemi – o tufão mais forte a atingir Taiwan no últimos oito anos, com precipitação acumulada de 2.200 mm (87 polegadas) desde terça-feira – matou duas pessoas.

As vítimas são um motorista, em Kaohsiung, que foi esmagado por uma árvore e uma mulher, no leste de Hualien, que morreu depois que parte de um prédio cair sobre ela.

Mais de 200 pessoas ficaram feridas na tempestade.

Várias cidades, incluindo Taipei, anunciaram um segundo dia de paragem na quinta-feira, com escolas, escritórios governamentais e bolsas de valores fechadas, enquanto centenas de voos domésticos e internacionais foram cancelados.