Donald Trump, recém-eleito Presidente dos Estados Unidos da América, anunciou que vai renunciar ao salário de 400 mil dólares a que tem direito. A revelação foi feita na sua primeira entrevista televisiva, concedida ao programa “60 Minutes", da estação televisiva norte-americana CBS.
Trump não é o primeiro Presidente dos Estados Unidos da América a renunciar ao salário presidencial. Também John F. Kennedy e Herbert Hoover renunciaram, à época, dos seus salários como Presidentes.
Segundo um trabalho da revista Forbes, Donald Trump tem uma fortuna estimada em 3,7 mil milhões de euros.
“Penso que por lei tenho de receber um dólar, por isso receberei um dólar por ano”, disse Trump na entrevista ao "60 Minutes", exibida no domingo.
Trump perguntou, de seguida, à entrevistadora: “Nem sei quanto é que é. Sabe quanto é que é o salário?”. Depois de Leslie Stahl o confrontar com o valor, 400 mil dólares, Trump garantiu: “Não vou receber o salário. Não vou."
A decisão do Presidente eleito já tinha sido anunciada durante um discurso de campanha em Rochester, no estado de New Hampshire, em Setembro do passado: “Se for eleito Presidente, não receberei salário, OK? Não será grande problema para mim”.
A mesma ideia foi repetida nessa altura, numa sessão de perguntas e respostas através do Twitter. Um dos utilizadores da rede social perguntou a Trump se receberia o seu salário. “Não receberei um dólar. Vou abdicar completamente do meu salário se me tornar Presidente”, revelou o então candidato.
.@Modern_Do_Good #asktrump pic.twitter.com/I7AaH7AVRw
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) 21 de setembro de 2015