Uma jovem com cidadania portuguesa foi esta terça-feira encontrada morta na sequência do ataque do Hamas a Israel, avança a agência de notícias Associated Press (AP).
A luso-israelita Rotem Neumann tinha 25 anos e foi encontrada sem vida junto a um abrigo, segundo o seu primo Tomer Neumann.
Rotem Neumann estava num festival de música, a poucos quilómetros da fronteira com a Faixa de Gaza, que foi atacado pelo grupo palestiniano Hamas, no passado sábado.
A cidadã portuguesa fugiu de carro com um grupo de amigos, mas encontraram pelo caminho um grupo de radicais islâmicos.
O grupo islâmico palestiniano Hamas lançou no sábado um ataque surpresa contra o território israelita, sob o nome de operação “Tempestade al-Aqsa”, com o lançamento de milhares de foguetes e a incursão de milicianos armados por terra, mar e ar.
Em resposta ao ataque surpresa, Israel bombardeou a partir do ar várias instalações do Hamas na Faixa de Gaza, numa operação que batizou como “Espadas de Ferro”.
Durante a incursão em território israelita, o Hamas fez mais de uma centena de reféns, civis e militares, que levou para a Faixa de Gaza.
A resposta militar de Israel, que declarou guerra ao Hamas após o ataque, causou a morte de mais de 900 pessoas em Gaza, de acordo com os balanços mais recentes.
Do lado israelita, uma alta patente militar avançou que o número de mortos ultrapassou os mil.