- Todas as notícias sobre a pandemia de Covid-19
- Guias e explicadores: as suas dúvidas esclarecidas
- Boletins Covid-19: gráficos, balanços e outros números
- Os últimos números da pandemia em Portugal e no mundo
Duas em cada cinco pessoas no mundo, ou seja, três mil milhões de pessoas, não têm acesso a água potável ou sabão para lavar as mãos, segundo os dados da Organização das Nações Unidas (ONU).
Numa altura em que se pede a lavagem frequente das mãos como forma de evitar o contágio do novo coronavírus, surgem estes números bem elucidativos de como a água é um recurso que não está acessível a todos.
Destes três mil milhões de pessoas, 1,6 mil milhões têm acesso limitado a água e sabão e 1,4 mil milhões simplesmente não têm acesso.
Em África morrem, em média, mais de 100 pessoas por hora devido a doenças associadas ao consumo de água contaminada, falta de higiene ou de instalações sanitárias.
Os mesmos dados apontam que 900 milhões de crianças não têm água ou sabão nas escolas, ou seja, cinco em cada 10 escolas não disponibilizam sabão e água aos alunos.
Por outro lado, 40% das infraestruturas de saúde não estão equipadas para permitir a lavagem frequente nem têm desinfetante para as mãos.
Nos países em desenvolvimento, quase três quartos das pessoas não têm onde lavar as mãos e na África Ocidental um terço da população vivem sem instalações sanitárias em casa.