Sabia que é errado dizer sangue do "grupo O"? "Grupo Zero" é o correto
27-03-2024 - 13:17
 • Renascença

A "nomenclatura 'grupo O' foi erradamente popularizada entre os portugueses", relembra diretor do Departamento de Hematologia do Instituto Português de Oncologia de Lisboa.

Se chama "tipo O" ao grupo sanguíneo, saiba que está incorreto. A designação correta é "grupo 0 (zero)", como recordou à Renascença um especialista de hematologia.

Segundo o diretor do Departamento de Hematologia do Instituto Português de Oncologia de Lisboa, Manuel Abecasis, a "nomenclatura 'grupo O' foi erradamente popularizada entre os portugueses"

"A designação correta é 'grupo 0' e não 'grupo O'. Por uma razão simples: consideramos 'grupo A ou B' quando os glóbulos vermelhos têm na sua membrana uma substância do 'tipo A ou B'. O 'grupo 0' não tem na sua constituição nem 'A' ou 'B', portanto, tem zero", explica o especialista.

"O erro é comum, mas na área da saúde sempre designamos este tipo de sangue como 'grupo zero'."

As pessoas de sangue "tipo 0" podem doar sangue a todos os grupos, embora só possam receber do seu próprio tipo. Quem pertence ao grupo sanguíneo "0 negativo" é dador universal.

Em Portugal, o grupo de sangue mais comum é o A e o mais raro é o tipo AB.

No total, existem oito grupos sanguíneos: '0 negativo', '0 positivo', 'A positivo', 'A negativo', 'B positivo', 'B negativo', 'AB negativo, e AB positivo'.