O cantor e compositor português Salvador Sobral é um dos distinguidos, esta quarta-feira à noite, na edição de 2018 do prémio European Border Breakers Awards, dedicado aos jovens artistas em ascesão.
Depois da sua vitória no Festival Eurovisão da Canção, Salvador Sobral tornou-se uma referência. Um problema de saúde obrigou-o a interromper a carreira, mas o seu trabalho continuou a ser reconhecido pelas instâncias europeias.
Os distinguidos pertencem a 10 países diferentes: Alemanha, Finlândia, Suécia, Bélgica, Noruega, França, Reino Unido, Bulgária, Dinamarca e Portugal.
A cerimónia de entrega dos prémios vai decorrer na Holanda, durante o festival Eurosonic Noorderslag, em Groningen, e pode ser acompanhada em directo na Internet.
Estes prémios de música popular contemporânea reconhecem os melhores artistas da Europa que alcançaram sucesso para além das fronteiras do seu país com o primeiro álbum lançado internacionalmente.
São cofinanciados ao abrigo do programa “Europa Criativa” da Comissão Europeia, que dispõe de um orçamento de 1,46 mil milhões de euros.
A sua origem remonta a 2004. Adele, Stromae, Mumford & Sons e Disclosure são alguns dos nomes já distinguidos.