O Partido dos Trabalhadores (PT), no Brasil, aprovou formalmente o apoio à candidatura de Luís Inácio Lula da Silva às eleições presidenciais de Outubro do próximo ano.
“Chegamos a 2018, um ano eleitoral, com a candidatura de Lula de tal forma consolidada que não pertence ao PT, pertence ao povo brasileiro”, lê-se num comunicado do partido após dois dias de reunião em São Paulo.
O documento acrescenta que o PT “deve defender a candidatura [de Lula] contra os ataques sistemáticos de um grupo de conspiradores que vão usar todos os meios para impedir o povo de expressar a sua opinião nas eleições”.
Lula, antigo líder sindical, e ex-Presidente entre 2003 e 2011 foi este ano condenado a 9,5 anos de prisão. Ainda aguarda recurso da decisão. Se a condenação for confirmada a 24 de Janeiro de 2018, não poderá voltar a concorrer ao palácio do Planalto.
Apesar de todas as polémicas, o antigo Presidente continua a liderar as sondagens no Brasil. No último estudo, de 2 de Dezembro, Lula tinha 34% das intenções de voto, quase o dobro do segundo classificado (Jair Bolsonaro).