A presidente da Comissão Europeia está de visita surpresa a Kiev, já se encontrou com Zelenskiy e promete novidades em breve. Ursula von der Leyen promete uma resposta "na próxima semana" ao pedido da Ucrânia para aderir à União Europeia.
“Temos trabalhado dia e noite nesta avaliação e prometi-lhe em abril, caro Volodmyr, que íamos trabalhar sem descanso. As conversações de hoje vão permitir finalizar a nossa avaliação até ao final da próxima semana. O caminho é conhecido, é um caminho baseado no mérito”, disse.
Numa breve conferência de imprensa, a líder da UE disse que é preciso apoiar a Ucrânia na sua jornada europeia.
“É um caminho onde devo dizer que aprecio grandemente os enormes esforços e determinação da Ucrânia neste processo. Os ucranianos provaram ter uma força, motivação e ânimo incríveis. por isso estou profundamente convencida que juntos, vocês vão ultrapassar esta guerra horrível, atroz e nós vamos reconstruir este belo país e modernizar a Ucrânia”, acrescentou.
Apesar disso, von der Leyen acrescenta que as autoridades ucranianas têm “feito muito” para uma candidatura, mas que ainda há “muito a fazer”, nomeadamente na luta contra a corrupção.
Na mesma conferência de imprensa, Zelenskiy disse esperar “uma decisão lógica” da UE ao pedido e defendeu rapidez na resposta.