Falsos veterinários burlam donos de animais por MBWay. Que esquema é este?
19-11-2024 - 09:15
 • André Rodrigues

Donos de animais estão a ser contactados por falsos veterinários depois de afixarem cartazes. A PSP acompanha este tipo de crime há algum tempo

No Explicador Renascença desta terça-feira, falamos da nova burla que circula via MBWay e que tem como alvo donos de animais desaparecidos.

A Ordem dos Veterinários aconselha as pessoas que recebem estes contactos a procurar o profissional no seu portal.

Atenção a mais uma burla no MBWay. Os donos de animais perdidos estão a ser enganados por falsos veterinários que se aproveitam dos anúncios de desaparecimento para exigir dinheiro. Que esquema é este?

É um esquema aparentemente simples, uma espécie de nova versão da burla "Olá pai, Olá mãe". Só que, desta vez, as vítimas são donos de animais de estimação que colocam nas ruas anúncios de desaparecimento. Os burlões fazem-se passar por uma clínica veterinária que diz ter encontrado o animal. E alegam que o cão ou o gato foi atropelado ou está gravemente doente e necessita de uma cirurgia urgente, caso contrário morre.

Para que essa suposta cirurgia seja realizada, exigem um pagamento antecipado de todos os tratamentos por MBWay.

Só que, quando os donos do animal começam a fazer perguntas ou pedem para se deslocar à suposta clínica, os burlões desligam a chamada.

E aí já não há nada a fazer?

Não. É aí que as pessoas percebem que foram enganadas. Portanto, nem o animal foi encontrado, nem a pessoa que está a ligar é um médico veterinário. Quem aceita fazer uma transferência, fica sem o animal e sem o dinheiro.

Há quanto tempo é que isto está a acontecer?

De acordo com a Ordem dos Médicos Veterinários, a primeira denúncia surgiu há cerca de uma semana na região de Santarém e, desde essa altura, têm sido vários os alertas para este tipo de fraude.

A PSP acompanha este tipo de crime há algum tempo. Já houve mais casos em que os donos de animais desaparecidos foram alvo de tentativa de burla, num esquema em tudo semelhante a este. Num dos casos, os burlões identificavam-se como sendo de um canil municipal. Mas sempre com o mesmo objetivo: obter quantias em dinheiro em troca de tratamentos para um animal que não encontraram.

Então, como é que os donos de animais desaparecidos podem saber se estão ou não a ser enganados?

Perante um telefonema aparentemente suspeito, o bastonário da Ordem dos Veterinários aconselha os donos dos animais a consultar o site da Ordem para ver se aquele médico veterinário existe e se está registado. Depois, deve pedir outros dados como a morada da clínica. Se esses dados não forem facultados, o conselho é simples: não faça a transferência. Caso contrário, perde o dinheiro e continua sem animal.