Nova lei da imigração. Clubes da I Liga de basquetebol também boicotam segunda jornada
08-10-2024 - 17:26
 • Inês Braga Sampaio

Em comunicado conjunto, os 12 clubes queixam-se da falta de "desenvolvimento" nas conversações com a Agência para a imigração. Em causa as dificuldades na inscrição de jogadores estrangeiros, depois de já terem boicotado a ronda inaugural.

Os 12 clubes da I Liga masculina de basquetebol anunciam em conjunto, esta terça-feira, o boicote aos seis jogos da segunda jornada da competição, tal como já tinham feito na ronda inaugural.

Em causa as "dificuldades de índole prática com que diariamente se deparam" na inscrição dos seus jogadores estrangeiros, em particular os oriundos dos Estados Unidos da América.

"Não tendo havido qualquer desenvolvimento nas conversações com as Autoridades competentes (...), entendem os 12 Clubes que continuam a não estar reunidas as condições mínimas que assegurem uma competição justa entre todos. Assim, devidamente ponderados todos os fatores, os 12 Clubes decidiram que não vão comparecer a nenhum dos 6 jogos da segunda jornada da Liga Betclic Masculina, com o consequente reagendamento para data a acordar", pode ler-se no comunicado conjunto, conforme publicado no Instagram da Ovarense.

Apesar do protocolo celebrado entre a Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA) e cinco federações, lote em que se insere a de basquetebol, os 12 clubes queixam-se de que continuam a ter problemas nos processos de inscrição de jogadores estrangeiros, devido às novas regras de imigração.

Os clubes já se tinham queixado, na altura do anúncio do boicote à primeira jornada, no dia 4 de outubro, passada sexta-feira, de "tratamento diferenciado para situações iguais" por parte da AIMA. Também tinham assinalado, então, que nenhum deles pretendia "jogar em situação de vantagem indevida perante os outros", daí a decisão de não comparecer aos jogos da ronda inaugural, como agora, para os da segunda.

Os 12 clubes, que entendem estar a defender a "verdade desportiva e consequente dignificação" do basquetebol português, fazem votos para que a situação seja "rapidamente resolvida", para que a terceira jornada possa decorrer como planeado.

"Para tal, reiteram o apelo às Autoridades competentes para que, por um lado, percebam o contexto particular do basquetebol já anteriormente abordado e, por outro, que haja consistência e coerência de procedimentos e cumprimento dos prazos estabelecidos em Protocolo", lê-se ainda.

O comunicado é assinado por CD Póvoa/Esc Online, Esgueira Aveiro Oli, FC Porto, Galitos Barreiro, Imortal Luzigas, Ovarense Gavex, Queluz_O Nosso Prego, Benfica, Sporting, UD Oliveirense e Vitória SC.