O Presidente da República chegou esta terça-feira a Maputo para uma visita de Estado de quatro dias com agenda cheia e transversal, dedicada a temas como a economia, cooperação, educação e cultura.
Marcelo Rebelo de Sousa e comitiva aterraram no aeroporto internacional de Maputo às 7h10 (6h10 em Lisboa), vindo de Lisboa, de onde partiu às 19h10 de segunda-feira.
Foi recebido pelo ministro dos Negócios Estrangeiros de Moçambique, Oldemiro Baloi, com honras militares e danças tradicionais moçambicanas.
Um grupo de mulheres, com os rostos cobertos de mussiro, um creme facial tradicional, dançou tufo, uma dança da região de Nampula. Depois, homens dançaram xigubo, uma dança guerreira do sul de Moçambique.
Logo na chegada, o chefe de Estado português tirou várias fotografias, com crianças que lhe ofereceram flores e com os grupos de danças tradicionais.
Do aeroporto, Marcelo Rebelo de Sousa seguiu para o Hotel Polana e terá, a meio da manhã, como primeiro ponto de agenda oficial, uma visita ao Centro de Formação Profissional de Metalomecânica.
O programa desta visita de Estado termina na sexta-feira e o chefe de Estado português viaja para Portugal no sábado de manhã.
Esta visita do Presidente da República português a Moçambique acontece numa altura de tensão político-militar entre o Governo da Frelimo e a Renamo (oposição) e de polémica sobre o endividamento público.