Veja também:
- Todas as notícias sobre a pandemia de Covid-19
- Guias e explicadores: as suas dúvidas esclarecidas
- Boletins Covid-19: gráficos, balanços e outros números
A UEFA ainda não sabe quando é que a temporada de futebol pode ser retomada, depois da interrupção devido à pandemia da covid-19, com o presidente do organismo a explicar que existem vários planos que podem ser aplicados, mas "nada será como antes".
"Ninguém sabe quando é que a pandemia vai terminar. Temos um plano A, B ou C, e estamos em contacto com as ligas, temos um grupo de trabalho, mas temos de esperar como todos os outros setores", disse Aleksander Ceferin, presidente da UEFA, em entrevista ao jornal italiano “La Repubblica”.
O organismo que tutela o futebol europeu tem várias opções, mas Ceferin explicou que não pode existir um plano final, uma vez que a pandemia continua a evoluir.
"A temporada pode recomeçar em meados de maio, em junho ou fim de junho. Existe até uma proposta para terminar a época no início da próxima, que começaria mais tarde. Agora, sem saber quando a pandemia vai terminar, não podemos ter um plano final", explicou.
UEFA admite cortes nos salários dos jogadores
As competições de futebol estão paradas em praticamente toda a Europa, a Liga dos Campeões e da Liga Europa foram suspensas e o Europeu foi adiado para 2021.
Nestas declarações ao “La Repubblica”, o presidente da UEFA não se opôs ao corte provisório nos salários dos jogadores em tempo de pausa futebolística forçada. Afirmou que não existe "espaço para egoísmos" nesta situação, salientando que muitos jogadores estão de acordo.
Aleksander Ceferin também deixou duras críticas à forma como a Europa está a responder à pandemia de Covid-19: "Estou dececionado com a União Europeia. A Europa é dominada por um excesso de regras, está dividida e, por essa razão, é mais fraca. Não há solidariedade e é muito triste", lamenta o presidente da UEFA.