O bispo do Porto, D. Manuel Linda, entregou quinta-feira, no Vaticano, o resultado do inquérito preliminar relativo à lista dos alegados abusadores.
Em comunicado, a Diocese do Porto informa também que a lista com os nomes foi enviada à Procuradoria-Geral da República (PGR), no dia 10 de março, “tal como a recebeu da Comissão Independente”.
A diocese adianta, ainda, que a documentação relativa a cada um dos processos foi entregue pessoalmente por D. Manuel Linda, no Dicastério para a Doutrina da Fé, o organismo no Vaticano responsável pelos casos de abusos sexuais de menores.
“O Dicastério informou que, após análise mais detalhada, transmitirá ao Bispo do Porto as orientações que considerar oportunas”, lê-se no comunicado.
A semana passada, o bispo do Porto anunciou a suspensão de três dos sete alegados abusadores no ativo, não tendo divulgado até ao momento mais informação sobre esses processos.
No mesmo comunicado, a diocese reitera que “fará o que estiver ao seu alcance para dar prioridade às vítimas e para que seja erradicado este trágico fenómeno dos abusos. Ao mesmo tempo, procurará acompanhar todos os envolvidos, como tem feito até aqui”.