O bispo de Bragança-Miranda, D. Nuno Almeida, considera que “mais do que uma casa ou instituição, o Seminário é causa”.
“O Seminário é uma causa decisiva que diz respeito às famílias, às comunidades cristãs e a cada um de nós”, diz D. Nuno Almeida, lembrando que “particularmente aos ouvidos e ao coração das crianças e jovens, ecoam as palavras de Cristo: "Não tenhas medo. Serás pescador de Homens." (Lc 5, 10)
No contexto da Semana dos Seminários, que se assinala entre os dias 5 e 12 de novembro, o prelado escreveu uma nota pastoral aos diocesanos explicando o sentido do Seminário e apelando ao envolvimento de todos nesta causa.
Na visão do prelado, como causa, o Seminário é “a condição com que a família diocesana pode implementar o futuro de uma igreja inspiradora de renovação espiritual”.
“É a contribuição com que cada comunidade local espera alimentar a garantia da sua continuidade; é a tarefa com que cada cristão e respetiva família devem assumir para ajudar a construir uma Igreja sinodal, comunidade de comunidades”, reforça.
E, segundo o bispo de Bragança-Miranda, “o amor pelos nossos Seminários manifesta-se em gestos de oração, de afeto e de partilha generosa”, convidando à gratidão e oração “pelos benfeitores e formadores que ao longo dos tempos têm dado vida aos nossos Seminários”.
Nesta nota pastoral, D. Nuno Almeida refere ainda que a Semana dos Seminários “é também uma feliz ocasião para agradecer a Deus o dom da vocação ao presbiterado e tomar maior consciência da importância do Seminário, o coração da Diocese, na vida da Igreja”.
“No Seminário, formam-se os futuros padres, especialmente os pastores que asseguram a presença do evangelho, da eucaristia e da caridade Cristã nas paróquias das unidades pastorais”, explica.
Reiterando que “a formação dos padres depende da oração e da generosidade das famílias e das comunidades cristãs”, o bispo diocesano pede que “caminhemos juntos e unidos nesta desafiante e exigente Missão!”.
Por fim, D. Nuno Almeida faz saber que este ano a diocese tem “a alegria e a graça” de viver “uma instituição, no Ministério de Acólito, de um jovem que se prepara para o sacerdócio”.
O jovem Nelson Vale, natural da comunidade de Carção, será instituído Acólito, no dia 12 de novembro, às 18 horas, na Catedral de Bragança, junto da comunidade onde realiza o seu estágio.
“Todos podem estar e viver este momento como esperança e incentivo vocacional para a nossa Diocese. Convidamos os adolescentes e os jovens, especialmente os que participaram, de muitos modos, na Jornada Mundial da Juventude”, escreve o bispo de Bragança-Miranda, confiando “a São José, padroeiro dos nossos seminários” os seminaristas, os seus formadores e todos os jovens que “buscam o sentido pleno da sua história no serviço do evangelho”.