Veja também:
- Os últimos números da pandemia em Portugal e no mundo
- Todas as notícias sobre a pandemia de Covid-19
- Guias e explicadores: as suas dúvidas esclarecidas
- Boletins Covid-19: gráficos, balanços e outros números
Dentro de 15 dias o regime "Casa Aberta” de vacinação contra a Covid-19, sem necessidade de agendamento, deverá voltar a incluir todas as marcas de vacinas, diz à Renascença o vice-almirante Gouveia e Melo.
Desde esta segunda-feira, por limitação de stocks, só a vacina da Janssen está disponível para quem se apresentar sem marcação, mas essa situação vai mudar.
O coordenador do plano de vacinação, o vice-almirante Gouveia e Melo, disse esta segunda-feira à Renascença que, dentro de duas semanas, o "Casa Aberta" deverá voltar a administrar as outras vacinas.
O coordenador da “task-force” explica que a “Casa Aberta” está desde esta segunda-feira limitada à Janssen “porque as outras vacinas que nesta fase temos em menor stock estão reservadas só para os agendamentos tradicionais: o agendamento online e o agendamento local”.
“Quando houver mais vacinas das outras marcas, nós abriremos a Casa Aberta para essas vacinas. Em princípio, dentro de duas semanas”, sublinha Gouveia e Melo.
O vice-almirante explica que a “task-force” está permanentemente a “monitorizar a capacidade de execução do plano” e, assim que houver disponibilidade de vacinas, a modalidade “Casa Aberta” pode ser alargada.
“Se por acaso começarmos a acumular vacinas e virmos que os nossos agendamentos online e locais não são suficientes para as vacinas que temos disponíveis, normalmente, abrimos a Casa Aberta para facilitar a vacinação, especialmente das faixas etárias que estão a sair do processo de vacinação, para as trazer ainda tipo sistema de carro-vassoura e garantir que todas as pessoas dessas faixas etárias são vacinadas”, afirma Gouveia e Melo.
Desde esta segunda-feira, a modalidade "Casa Aberta” está "condicionada apenas a utilização da vacina da Janssen, devendo para o efeito, os utentes terem em consideração o estipulado no ponto 2.b. da norma n.º 004/2021 da DGS".
A norma em causa recomenda a vacina da Janssen a homens com mais de 18 anos de idade. Na prática, a partir desta segunda-feira, a "Casa Aberta" estará disponível apenas para homens com mais de 40 anos, deixando de fora as mulheres entre os 40 e os 60 anos.
Portugal registou nas últimas 24 horas mais oito mortes e 1.855 novos casos de Covid-19, indica o boletim epidemiológico divulgado esta segunda-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS).
Há mais 46 pessoas internadas nos hospitais no espaço de um dia, num total de 851 pacientes.
Pelo segundo dia consecutivo, a região Norte ultrapassa Lisboa e Vale do Tejo em número de novos casos de Covid-19.