Catalunha. Tomada de posse de independentistas dependente da extrema-esquerda
03-01-2016 - 14:59

Há duas decisões em cima da mesa: ou o governo de maioria independentista de Artur Mas é viabilizado ou a Catalunha irá, de novo, às urnas.

Na região espanhola da Catalunha está em curso uma reunião decisiva da força política de extrema-esquerda, a CUP, em que se decide se viabiliza a constituição de um governo independentista liderado por Artur Mas, ou se a região vai de novo para eleições.

A previsão do fim da reunião do órgão máximo da formação – o Conselho Político – é de que possa ter lugar a meio da tarde em função do grau de divisão interna que se vive.

A reunião deste domingo segue-se às votações de 13 Assembleias territoriais que foram precedidas por outra 155 assembleias locais num processo longo e complexo.

Assim a política catalã e a política espanhola está dependente de uma de duas decisões: ou viabilizar o governo de maioria independentista de Artur Más ou levar a Catalunha, de novo, às urnas.

Prevendo o primeiro cenário o Parlamento Catalão já reservou datas para o processo de tomada de posse do novo governo: inicio amanhã, segunda-feira, à tarde com um primeiro discurso e tomada de posse, quinta-feira.

Em caso de novas eleições a data deverá ser conhecida antes do próximo domingo, 10 de Janeiro.