Depois das fortes subidas nas últimas duas semanas, as previsões indicam que a gasolina vai descer já esta segunda-feira seis cêntimos por litro e o gasóleo um cêntimo.
As alterações devem refletir a cotação do Brent (valor de referência do petróleo) que, na sexta-feira, caiu para os 92,32 dólares por barril.
A confirmar-se esta descida, a gasolina simples passará a custar 1,826 euros por litro e o gasóleo simples 1,944 euros por litro. Estes valores ainda podem sofrer ajustes, porque os preços finais resultam da média dos valores praticados por todas as gasolineiras.
Estes preços incorporam os novos descontos aplicados no Imposto sobre os Produtos Petrolíferos (ISP) que o Governo anunciou.
O executivo de António Costa decidiu reduzir o desconto em 4,4 cêntimos na gasolina e 0,1 cêntimos no gasóleo, porque os preços dos combustíveis estavam a começar a abrandar. Em novembro, o Governo fará a revisão dos apoios que resultará da aplicação da fórmula criada.
De acordo com o Diário de Notícias, são já mais de 34 cêntimos de redução na gasolina desde o pico mais alto, atingido em junho, e de 13,6 cêntimos no gasóleo, o que significa que, a descida acumulada, considerando já a desta semana, é de 19% na gasolina e de 7% no gasóleo. As expectativas dos analistas é que os preços se mantenham altos.