Uma explosão numa pedreira em Barbeita, em Viseu, fez dois feridos graves. As vítimas, dois trabalhadores entre os 40 e os 50 anos, foram encaminhadas para o Hospital de Viseu.
O incidente ocorreu ao início da manhã quando os dois trabalhadores procediam a trabalhos com uma máquina numa vala. Segundo o Comandante dos Bombeiros Voluntários de Viseu, a explosão poderá ter resultado do rebentamento de algum explosivo que terá ficado esquecido desde o último trabalho.
“Há cerca de um mês terão usado explosivos para fazer rebentamentos no local. Poderá ter ficado algum reptício na zona e quando estavam a trabalhar com uma máquina terá ocorrido a explosão”, adianta Rui leitão.
No local permanece uma brigada de explosivos da GNR e patrulhas da PSP de Viseu que avaliam o perigo de novas deflagrações, adianta à Renascença Rui Leitão que admite a “complexidade do teatro de operações”.
“Dado ao início do incidente nada nos garante que no local não haverá mais matéria explosiva”, diz. “Do ponto de vista do socorro, foi também bastante complexo, o que exigiu cautela porque não sabíamos em que ambiente estávamos a trabalhar”, conta o responsável.
Ao local descolaram-se, entre bombeiros, GNR, PSP e VMER, 30 operacionais apoiados por 12 veículos.