Até quando incêndios em Portugal?
21-10-2017 - 13:23

Falhou tudo: a prevenção, o combate ao fogo e o socorro às vítimas. O relatório da comissão técnica independente é inequívoco. Também o relatório encomendado ao especialista em incêndios da Universidade de Coimbra, Domingos Xavier Viegas, conclui que muitas mortes e sofrimento poderiam ter sido evitados em Pedrógão Grande.

Qualquer um dos relatórios advertia para o risco de uma nova tragédia, se nada fosse feito. E a verdade é que, ainda não refeitos do luto de Pedrógão, os portugueses passam por um novo fim-de-semana dantesco – já em pleno Outono, o pior dia do ano em área ardida. E 42 vítimas mortais, a juntar às 64 de Pedrógão.

Pelo caminho ficou uma ministra.

Convidados neste programa são Jaime Marta Soares (presidente da Liga Portuguesa de Bombeiros), Manuel Veloso (vice-presidente da Protecção Civil antes da reforma de 2003 e que hoje dirige uma associação que presta formação em matéria de protecção de pessoas e bens), Eugénio Sequeira (investigador e ex-presidente da Liga para a Protecção da Natureza), Duarte Caldeira (presidente do Centro Estudos da Protecção Civil) e os deputados Fernando Rocha Andrade (PS) e Maurício Marques (PSD).