Pelo décimo ano consecutivo, o Exército Português alia a cultura à solidariedade e volta a promover o Concerto de Primavera para ajudar a Cáritas Portuguesa. Espetáculo está agendado para 21 de maio, às 21h00.
Em palco, na Aula Magna da Reitoria da Universidade de Lisboa, durante mais de uma hora, estará a Banda Sinfónica do Exército, com a participação da mezzosoprano Rita Filipe e da soprano Margarida Mendes.
"É uma iniciativa que o Exército tem para reforçar a proximidade com a população civil, apoiando cidadãos e famílias carenciadas", afirma a Major Paula Branco, das Relações Públicas do Exército.
O programa do Concerto integra obras musicais de Amílcar Morais, Alfred Reed, Elmer Bernstein (com arranjo de Michael Brown), Eduardo Brito, Cesar Franck, Giulio Caccini, Giacomo Ouccini, Georges Bizet, A. Bocelli/F. Sartori, Ennio Morricone e Leonard Cohen.
A entrada é gratuita, mas exige inscrição prévia, que pode ser feita através do site do Exército.
"Os donativos são destinados a Cáritas Portuguesa e a inscrição pode ser feita no nosso site. Quem não puder ir ao concerto pode, mesmo assim, dar o seu donativo se assim o pretender", explica a Major Paula Branco.
Entretanto, as primeiras inscrições já começaram a surgir. Há uma "boa adesão", embora ainda não seja a desejável, aponta Paula Branco: "Gostávamos de chegar a um número superior a mil pessoas, sabendo que a sala da Aula Magna tem capacidade para 1.400 pessoas, mas está a correr bem e esperamos que mais gente se junte a este evento".
Todos os donativos são passíveis de emissão de recibo, pela Cáritas Portuguesa, para dedução em sede de IRS.