A taróloga que aconselhou uma vítima de violência doméstica a “mimar” o marido foi dispensada pela SIC, confirmou a estação de televisão ao jornal “Público”.
O caso aconteceu no início de Junho. Na rubrica da SIC “A Vida nas Cartas – o Dilema”, a taróloga Carla Duarte recebeu uma chamada de uma telespectadora que revelou ser agredida pelo marido há 40 anos.
Sem tentar aprofundar a acusação nem oferecer qualquer tipo de conselho prático, como de contactar as autoridades ou uma associação especializada em apoiar vítimas deste tipo de crime, Carla Duarte prosseguiu com a leitura das cartas de tarot.
A taróloga pediu à vítima de violência doméstica que tivesse paciência e desse “mimos” ao marido, porque “violência só gera violência” e a espectadora deve fazer o que puder para “cortar o ciclo”.
O vídeo chegou rapidamente às redes sociais e provocou uma onda de indignação nacional.
A Entidade Reguladora para a Comunicação Social recebeu 200 queixas relacionados com o caso.
A SIC expressou o seu “desagrado” com a postura da taróloga perante uma denúncia de violência doméstica e agora decidiu afastar Carla Duarte, que também já pediu desculpa pela forma como abordou a questão.