A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), a Guarda Nacional Republicana (GNR) e a Polícia de Segurança Pública (PSP) lançam na segunda-feira a campanha "Viajar sem pressa", que pretende alertar para os riscos da condução em excesso de velocidade. .
A campanha, que se insere no Plano Nacional de Fiscalização deste ano, decorre entre os dias 14 e 21 deste mês e "tem como objetivo alertar os condutores para os riscos da condução em excesso de velocidade", refere um comunicado conjunto das três entidades, que alerta que esta é "uma das principais causas dos acidentes nas estradas e é responsável por mais de 50% das infrações registadas".
As três entidades assinalam que a probabilidade de mortos em atropelamento à velocidade de 30 quilómetros por hora é de 10%, subindo para 50% quando a velocidade aumentar para 50 quilómetros por hora.
A ANSR vai efetuar ações de sensibilização dos condutores em todo o território nacional, enquanto PSP e GNR estarão presentes com operações de fiscalização em vias e acessos com grande fluxo rodoviário.
Estão previstas ações no Bombarral (segunda-feira, dia 14, às 08:00, nas portagens da A8, e dia 21, às 13:30, no IP 7, junto à Ameixoeira), Setúbal (terça-feira, às 09:45, na EN10), Faias (quarta-feira, às 08:00, na EN4), Entroncamento (quinta-feira, às 10:15, na rotunda das Oliveiras) e Porto Alto (sexta-feira, às 08:00, na EN118.