Leia também:
- Bento XVI (1927-2022). Morreu o Papa Emérito, um "colaborador da verdade"
- Aura Miguel recorda Bento XVI, o Papa da fé e da razão
- Como "um relâmpago num céu sereno". A histórica resignação de Bento XVI
- Um Papa que fugia dos holofotes. A vida e obra de Bento XVI em imagens
- "Estou sempre convosco até ao fim dos tempos". Recorde a visita de Bento XVI a Portugal
- Amor, esperança e fé. As três encíclicas de Bento XVI
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que se encontra de visita ao Brasil, enviou uma "mensagem de condolências a Sua Santidade o Papa Francisco manifestando profunda consternação pelo falecimento de Sua Santidade o Papa Emérito Bento XVI".
Ao longo dos seus oito anos de Pontificado, o Papa Bento XVI "permaneceu um símbolo de estabilidade e de defesa dos valores da Igreja Católica: o Amor ao próximo, a Solidariedade e o apoio aos mais pobres e aos mais desprotegidos e a importância do Perdão e da Reconciliação", refere a Presidência da República, em comunicado.
"Enquanto Português, recordou a Visita Apostólica de Sua Santidade o Papa Bento XVI a Portugal, em maio de 2010, por ocasião do 10.º aniversário da beatificação dos Pastorinhos de Fátima, Francisco e Jacinta Marto, não esquecendo as palavras de apreço então expressas relativamente ao nosso país", conclui Marcelo Rebelo de Sousa.
Sua Santidade o Papa Emérito Bento XVI morreu este sábado, aos 95 anos. Foi o primeiro pontífice católico a completar essa idade.