A Cáritas Diocesana de Lisboa anunciou o alargamento da sua rede com a criação de seis novas estruturas paroquiais.
Assim, no último trimestre de 2021 foram constituídas seis novas Cáritas Paroquiais: Silveira, Lumiar, Damaia, Arranhó, Turquel e Évora de Alcobaça.
O presidente deste organismo do Patriarcado de Lisboa realça "o trabalho que continuamos a desenvolver junto das paróquias, nomeadamente, o da constituição de grupos de ação sócio caritativa".
Luís Macieira Fragoso considera que as paróquias e as instituições caritativas estão "muito mais adaptadas e preparadas" para uma resposta mais autónoma às consequências sociais da pandemia.
Refira-se que os apoios disponibilizados pela Cáritas de Lisboa fazem-se sobretudo pela entrega de tickets refeição às paróquias.
Em declarações à Agência Ecclesia, este responsável sublinhou que a crise pandémica teve um "impacto de choque" sobre a população que já se encontrava em situação de risco e exclusão social.
Para este novo ano, o presidente da Cáritas Diocesana de Lisboa deseja que seja possível "viver uma vida próxima do normal" e voltar aos "contactos regulares diretos com os párocos e comunidades paroquiais".