O FC Porto acusa o Sporting de "discurso xenófobo, racista e de ódio". Carlos Xavier, ex-capitão do Sporting, autor da frase em causa, já pediu desculpas a Taremi.
Através da conta de Twitter "FC Porto Media", os dragões denunciam o que consideram ser o "discurso xenófobo, racista e de ódio na televisão do Sporting".
Em causa, um vídeo, de quarta-feira, na Sporting TV, em que Carlos Xavier se refere a Mehdi Taremi como "o muçulmano que quando chegou a Portugal nem sabia nadar e que agora até sabe mergulhar".
"O que pensam disto o SOS Racismo, a Amnistia Portugal, a ERC, a Comissão Europeia contra o Racismo, o Ministério da Justiça e o Governo? Ou a Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial? Isto é demasiado grave para passar incólume", lê-se no "post" da "FC Porto Media".
Após esta queixa dos dragões, Carlos Xavier já pediu desculpas ao jogador iraniano.
"Quero pedir desculpa pelas palavras que proferi na quarta-feira passada. Longe de mim querer atingir quem quer que seja; longe de mim usar palavras xenófobas ou racistas, quando tenho amigos de todas as cores e de todas as religiões", referiu.
O antigo capitão dos leões acrescenta: "Peço, por isso, desculpa ao Taremi, a quem chamei de muçulmano. Só me quis referir à forma como joga, porque fora de campo é um jogador que estimo muito. Tenho uma grande consideração por ele e pelo trabalho que faz pelo seu país."