Renato Sanches é titular na final do Euro 2016, este domingo, e torna-se o mais jovem jogador de sempre a jogar numa final de campeonatos da Europa.
Com 18 anos e 328 dias, o médio do Bayern Munique, que completa o seu sexto jogo no Euro 2016, bate mais um recorde, depois de se ter tornado, com o seu golo à Polónia, no jogo dos quartos-de-final, o mais jovem a marcar na fase a eliminar dos europeus. Antes, já se tinha tornado o mais jovem jogador português de sempre a participar,e a marcar, no Euro.
Renato Sanches começou o torneio a suplente, mas as suas exibições vindo do banco valeram-lhe a conquista da titularidade. No primeiro jogo, empate (1-1) frente à Islândia, entrou aos 71 minutos, por troca com João Moutinho, mas acabou por não fazer a diferença. No segundo jogo, em empate (0-0) contra a Áustria, não saiu do banco.
Na partida de encerramento da fase de grupos , novo empate (3-3), desta feita frente à Hungria, Renato entrou ao intervalo, de novo por Moutinho, e trouxe maior dinâmica ao jogo português, o que lhe rendeu vários elogios e pedidos do público para que fosse titular. Ainda assim, o benjamim começou a fase a eliminar no banco. Na vitória após prolongamento (0-1) à Croácia, nos oitavos-de-final, Renato Sanches entrou aos 50 minutos, rendendo André Gomes, e, mais uma vez, mudou o jogo, trazendo as qualidades ao meio-campo das quinas, e conduziu a jogada que resultou no golo luso, marcado por Ricardo Quaresma.
A sua prestação nesse jogo e a lesão do jogador do Valência valeram-lhe, nos "oitavos" e contra a Polónia, a titularidade. Renato Sanches respondeu da melhor forma, com um excelente golo que deu o empate a Portugal e permitiu a ida a prolongamento e, depois, penalties, em que a Selecção Nacional agarrou o apuramento para a eliminatória seguinte.
Renato Sanches fez tamanha boa figura na sua estreia a titular pela Selecção Nacional, que Fernando Santos não o tirou do onze que defrontou o País de Gales. Curiosamente, o jovem fez talvez a sua exibição mais apagada do europeu, mas não deixou de se exibir em bom plano, o que lhe valeu, este domingo, o bilhete para a final de Paris e para, uma vez mais, fazer história.
O Portugal-França está agendado para as 20h00 deste domingo e terá arbitragem do inglês Mark Clattenburg. Jogo com relato na antena da Renascença e acompanhamento ao minuto em rr.sapo.pt.