O novo bispo do Porto, D. Manuel Linda, disse hoje que "temos de gritar cada vez mais alto” contra a fome no mundo.
O repto de D. Manuel Linda foi lançado na homilia de uma missa, celebrada no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, em que o ainda bispo das Forças Armadas foi homenageado por militares e forças de segurança.
"Temos de gritar, e gritar cada vez mais alto, que não podemos tolerar o escândalo da fome no mundo", declarou D. Manuel Linda.
"Se nós, graças a Deus, aqui no Ocidente, temos este problema quase resolvido, não somos hoje cidadãos de uma aldeia, somos cidadãos do mundo globalizado e o que se passa no centro da Ásia ou África diz-nos respeito”, afirmou o prelado.
“Não pode haver mais no mundo. Chegamos ao ano 2018 e ainda não (se) resolveu o problema da fome para tantos milhões”, acrescentou D. Manuel Linda.
Sobre a homenagem que lhe foi prestada por militares e elementos das Forças Armadas e de Segurança, o bispo Linda declarou: “Cheguei e encontrei pessoas boas, mas saio e deixo pessoas santas. Só isso justifica que num dia de semana esteja aqui tanta gente."
Nas palavras que dirigiu aos presentes, D. Manuel Linda quis frisar a gratidão que pauta a relação entre as Forças Armadas e de Segurança com a sociedade, bem como a sua ligação a ambas, deixando um “obrigado” às Forças Armadas e de Segurança e à sociedade.
“E digo ainda um 'obrigado' a Deus que me colocou num setor, posso dizê-lo com emoção, só me deu muita alegria”, completou.
D. Manuel Linda foi nomeado bispo do Porto a 15 de março, para suceder a D. António Francisco dos Santos, falecido a 11 de setembro de 2017.
A entrada solene na diocese está marcada para as 16h00 de domingo, o dia de aniversário de D. Manuel, que completa 62 anos de idade.