Montenegro pede demissão de Galamba e da secretária-geral do SIRP
19-05-2023 - 12:04
 • Daniela Espírito Santo com Lusa

Líder do PSD revela que telefonou ao primeiro-ministro a pedir-lhe que demita o ministro das Infraestruturas.

O líder do PSD, Luís Montenegro, pediu, esta sexta-feira, a demissão do ministro das Infraestruturas, João Galamba, e da secretária-geral do Serviço de Informações da República Portuguesa (SIRP), Graça Mira Gomes.

O social-democrata considera que a "responsável máxima do sistema [de agências de informação] deve assumir as suas responsabilidades e ser substituída".

Da mesma forma, também "João Galamba deve ser mesmo demitido" pelo primeiro-ministro, "a bem da dignidade". Aos jornalistas, o líder social-democrata revelou que telefonou a António Costa a pedir-lhe que exonere o ministro das Infraestruturas.

Para Luís Montenegro, no contexto da comissão parlamentar de inquérito à TAP, o primeiro-ministro fica "isolado" e é o "único responsável" pela atual crise política.

Ou o Governo se demite ou tem de ser demitido

Perante o atual panorama político ou o Governo de António Costa se demite ou é demitido e, caso uma destas situações suceder, está "pronto" para ir a votos e ganhar, diz Montenegro.
"As regras da democracia são claras com o atual panorama ou o governo se demite ou o governo é demitido", afirmou, numa declaração na sede do PSD, no Porto.
E acrescentou: "Eu quero dizer ao país que, se uma destas duas coisas acontecer, o PSD está pronto para ir a votos, para ganhar eleições e para governar Portugal".
Perante a insistência dos jornalistas, o social-democrata disse que os portugueses percebem bem que não cabe ao PSD uma responsabilidade que não é sua, ou seja, demitir o Governo PS.
"Eu não tenho votos suficientes no parlamento para poder demitir o governo, para poder criar um momento eleitoral por minha iniciativa", vincou.

[notícia atualizada às 13h05 de 19 de maio de 2023]