O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, ouve esta quarta-feira os partidos com assento na Assembleia Legislativa da Madeira e preside depois ao Conselho de Estado, sobre a crise política no arquipélago.
O chefe de Estado convocou na segunda-feira as nove forças partidárias, que serão ouvidas no Palácio de Belém, em Lisboa, por ordem crescente de representação parlamentar, a partir das 10h00 e com intervalos de 30 minutos.
As audiências começam com o BE, seguindo-se o PAN, a IL, o PCP, o CDS-PP e o Chega. Da parte da tarde, Marcelo Rebelo de Sousa reúne-se com o JPP, às 14h00, e depois com o PS e com o PSD.
Após ouvir os nove partidos políticos, o chefe de Estado preside ao Conselho de Estado, órgão político de consulta do Presidente da República.
Este conjunto de audiências acontece depois de o Presidente da República ter recuperado, no início da semana, o poder de dissolver a Assembleia Legislativa da Madeira, uma vez que já decorreram seis meses desde as eleições regionais de 24 de setembro, que a coligação PSD/CDS-PP venceu sem maioria absoluta.
O Governo Regional da Madeira está em gestão desde o início de fevereiro, depois de o presidente do executivo, o social-democrata Miguel Albuquerque, ter pedido a demissão do cargo após ter sido constituído arguido no âmbito de um processo em que são investigadas suspeitas de corrupção no arquipélago.