A Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) anuncia em comunicado, este domingo. que todos os serviços de Ginecologia/Obstetrícia da região estão a funcionar dentro da normalidade.
Ainda assim, a ARSLVT avisa "que poderão existir limitações em algumas unidades hospitalares".
E esclarece que isso significa que alguns hospitais, num determinado período do dia, poderão ativar o desvio de CODU/INEM, um mecanismo utilizado há anos na gestão da procura pelo SNS.
"Os hospitais que, por períodos transitórios, acionam o desvio de CODU mantêm a urgência externa a funcionar, dando resposta a quem lá se dirigir pelos seus meios", esclarece a mesma entidade.
Neste caso, as grávidas transportadas pelo CODU/INEM serão encaminhadas para outras unidades da Região, as quais assegurarão a resposta e o funcionamento em rede.
"Reafirma-se que a ARSLVT, hospitais da Região e o CODU/INEM mantêm estreita articulação para garantir o normal funcionamento das urgências das maternidades da Região, com toda a segurança. Caso haja necessidade de encaminhar utentes, as equipas hospitalares articulam com o CODU/INEM, no sentido de identificar a unidade que naquele momento tem melhor capacidade de resposta", diz a entidade em comunicado.