António Arnaut, fundador do PS e conhecido como o pai do Serviço Nacional de Saúde, vai ser o novo presidente honorário do PS. O anúncio foi feito por António Costa na abertura do XXI Congresso Socialista, que começou esta sexta-feira, em Lisboa.
No primeiro discurso que fez perante o congresso – uma sala meio vazia, na Feira Internacional de Lisboa, no Parque das Nações – António Costa lembrou a morte de ilustres socialistas, como Maria Barroso e Almeida Santos, que era presidente honorário do partido. Referências que levaram ao primeiro aplauso de pé dos congressistas.
Depois, o líder socialista anunciou que vai propor ao congresso que António Arnaut, um dos fundadores do partido e deputado constituinte, para o cargo deixado livre pela morte de Almeida Santos.
O cargo de presidente honorário tinha sido atribuído a Almeida Santos precisamente quando deixou de ser presidente do partido e foi substituído por Maria de Belém Roseira, que presidiu ao partido durante a liderança de António José Seguro.
No congresso de Novembro de 2014, Maria de Belém foi substituída por Carlos César, antigo presidente do Governo regional dos Açores e que também preside ao congresso que decorre durante o fim-de-semana.