Vladimir Putin deverá falar esta quarta-feira às 06h00 em Portugal (08h00 em Moscovo) sobre os referendos convocados para as repúblicas separatistas de Donetsk e Lugansk.
A indicação foi avançada na noite desta terça-feira pelo jornalista russo Dmitry Smirnov, sem grandes detalhes, isto depois de fontes do Kremlin terem indicado, ao longo desta terça-feira, que o Presidente russo faria uma declaração ao país às 18h00, em Portugal, mais duas horas em Moscovo.
Ao início da noite desta terça-feira, Sergei Markov, antigo conselheiro do Presidente russo, revelou na sua conta do Telegram um primeiro sinal de que a declaração não aconteceria esta terça-feira, ao dar conta do adiamento dessa intervenção de Putin para esta quarta-feira.
Também Margarita Simonyan, uma das principais propagandistas do Kremlin e editora-chefe do órgão Russia Today (RT), aconselhou, no Twitter, que as pessoas “vão para a cama”, dando como certo que o líder do Kremlin não falaria à nação esta terça-feira à noite.
De acordo com a Forbes Russia, que contactou fontes do Kremlin, o discurso de Putin está pré-gravado e será conhecido "quando o Extremo Oriente acordar".
Este será o primeiro discurso do Presidente russo, após o início da guerra na Ucrânia, na madrugada de 24 de fevereiro.
[notícia atualizada às 22h45]